terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Magnólia Ameaça Inverno



O Árvores de Portugal está deliciado com a floração das magnólias e obrigou-nos a viajar às nossas magnólias, as do Parque da Pena. Não é que as suas flores começaram a juntar-se às camélias, inchando o peito para amedrontar estes dias frios e nevoentos que o Carnaval tem largado na Serra?

Será que podemos chamar «Terreiro das Magnólias» ao lugar onde vivem? A Monografia chama-lhe «Curro», que é um nome muito pouco inspirador. Já a descrição das magnólias (nas páginas 290 e 291) é um gosto: fica-se a saber que eram dez, plantadas em 1918, mas que em 1960 não deslumbravam o autor. Pela nossa parte, é um dos locais maravilhosos do parque entre o fim do Inverno e os primeiros dias de Primavera. Os seus nomes, como, em certas histórias, os nomes daquelas princesas exóticas apresentadas em bailes especiais por mães ansiosas a príncipes neurasténicos que estão na idade de casar, são um prazer só por si e merecem ser desenrolados, de norte para sul (exactamente como foram impressos na Monografia, que não temos competência para os corrigir):

Primeira magnólia:
Magnolia grandiflora

Segunda magnólia:
Magnolia Soulangeana
(ou um híbrido Magnolia conspicua X Magnolia purpurea?)

Terceira magnólia:
Magnolia Verbenica

Quarta magnólia:
Magnolia Lennei
(ou uma variante de Magnolia Soulangeana?)

Quinta magnólia:
Magnolia Soulangeana, var. rustica florepleno
(lamentavelmente falecida no Inverno de 1957!)

Sexta magnólia:
Magnolia Yulan (ou denudata, ou conspicua)

Sétima magnólia:
Magnolia tripetala

Oitava magnólia:
Uma magnólia incógnita, talvez por erro de impressão

Nona magnólia:
Magnolia Soulangeana, var. Brozzoni

Décima magnólia:
Magnolia gracilis Kobus

A que corre adiantada, posando para a fotografia, é a sexta magnólia, identificada no local como Magnolia denudata. Provavelmente, a magnólia que será escolhida pelo príncipe neurasténico. Está, no entanto, a ser seguida de perto por uma Soulangeana, pelo que o desfecho ainda não é previsível. Enfim, acontecimentos empolgantes a seguir com atenção ao longo das próximas semanas.

6 comentários:

  1. "Denudata", mas "conspicua". Atenção: a rapariga é séria... A segunda, além de "conspicua", é "purpurea". Deve estar ruborizada com tamanho deboche!

    ResponderEliminar
  2. António: perguntamos a nós próprios em que lugar são desencantados estes nomes. Enfim, ainda bem que pelo menos algumas destas magnólias são conspícuas, ou não saberíamos como tudo isto iria acabar!

    Obrigado Helena, vamos ver se esse comentário não envaidece muito a denudata magnólia!

    ResponderEliminar
  3. A intenção era envaidecer (muito merecidamente) o vestido fotógrafo!
    :-)

    ResponderEliminar
  4. A magnolia e considerada parte da flora exotica ou da Flora reliquia?

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, cremos que as magnólias são originárias do Extremo Oriente e das Américas, tendo sido introduzidas na Europa.

    ResponderEliminar