domingo, 30 de agosto de 2009

Quarenta anos


Este mundo (e este blogue) divide-se entre os incondicionais da Primavera-Verão e os apaixonados pelo Outono. Pois bem, a segunda metade de Agosto é uma época alarmante para os primeiros e cheia de excitação para os segundos. Bem pode apertar o calor e a cidade continuar vazia de nativos e transbordar de turistas. Não bastava a evidência dos crepúsculos a apressarem-se, o chão também se vai cobrindo de folhas que parecem outonais, mesmo que as árvores sejam ainda árvores de Verão, com um ou outro traço dourado que tentam disfarçar.

Ainda temos muitos bons dias pela frente – com sorte, bem por Novembro dentro – mas estas folhas caídas garantem-nos que são dias contados e que os dias de Inverno acabarão por chegar. São dias que as pessoas de juízo não desperdiçam e que fazem da segunda metade de Agosto os quarenta anos do ano.

Se os serviços municipais de limpeza tiverem a gentileza de desleixar um pouco o seu trabalho, muitas ruas e caminhos de Sintra já podem exibir estes amarelos velhos sob as tílias, estes cobres sob os plátanos e estas duplas faces cremosas encarnadas sob os áceres.




Por fim, farta de melancolia, abordou-nos uma gata segura da sua superioridade face a quaisquer detritos de tília, fazendo justiça ao exibicionismo da sua espécie e exigindo ser admirada no mundo virtual.

3 comentários:

  1. Absolutamente delicioso: o bichano, o post e esta magnífica ideia de que nos 40 há mesmo que deixar de frescuras e heistações e aproveitá-lo o melhor que possamos e saibamos que o Outono já espreita :-)

    beijinhos e abraços anónima Io ;-)(o lápis azul do server da baiúca continua a dizer que posso ver blogues, mas não posso comentar :-))

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, RS

    Obrigado, querida Anónima Io. Felizmente que hoje, por aqui, depois de um amanhecer cinzento, o dia está azul e magnífico. E esse server da baiúca precisa de sol!

    ResponderEliminar