sábado, 17 de julho de 2010

Vende-se Incensal, para Construção


Ainda a propósito do Pittosporum undulatum: há alguns meses havia uma placa a anunciar a venda de um terreno para construir, na esquina da Conde de Seisal com o Caminho da Alba Longa. Há muito tempo, alguém plantou pés de árvore-do-incenso ao longo dos caminhos que percorrem este terreno em encosta suave, talvez à espera de obter um recanto para passear entre arbustos aromáticos. Mas desde pelo menos os anos oitenta que conhecemos esta esquina abandonada, coberta por uma massa densa de pitósporos de dez ou mais metros de altura, contrastando com lotes construídos, domesticados e pouco arborizados em volta.

Esta pequena mata tinha – e ainda tem, mas não por muito tempo – o muro que a cerca derrocado. Estava e está ainda sujeita a ser trespassada por intrusos que podem despejar lixo furtivo ou deliciar-se na sombra das folhas onduladas que ali dominam, acompanhadas no Verão pelas de um ou outro ácer (dos que se fazem passar por plátanos). Aqui estava ela na Primavera que passou:



Com a placa “vende-se” já desaparecida, o sono de décadas do incensal foi há poucos dias interrompido por serras que se lançaram a por a selva em ordem, adelgaçando a mata e, provavelmente, preparando-a para um futuro mais urbanizado. Aqui está agora a terra do seu chão a ver-se pela primeira vez na nossa vida sintrense e os despojos dos cortes amontoando-se ao sol que aqui voltou a penetrar:


5 comentários:

  1. A placa voltou a ser substituída por uma outra colocada no lado exterior do muro, onde consta o nome da imobiliária, o contacto e, "Vende-se". Apesar do seu aspecto ser menos agressivo (as letras são verdes e o logotipo da empresa é uma árvore), a pequena "mata de insensos" como a conhecemos, faz parte, neste momento, do passado daquele lugar.
    ereis

    ResponderEliminar
  2. Corrijo: "mata de incensos".
    ereis

    ResponderEliminar
  3. O Hubble estará em vias de enviar uma estranha imagem do país da ponta mais ocidental da Europa: uma placa imensa anunciando «Vende-se para construção».
    Os alemães (vide dois dedos de conversa) contam árvores, nós...

    ResponderEliminar
  4. O incensal não está a ser de venda fácil! Ou será esta uma segunda venda desde o ano passado? Ontem fomos surpreendidos por essa nova placa. Afinal os cortes foram feitos por um vendedor que, provavelmente, pensa tornar assim a sua mercadoria mais atractiva. Será que tem razão? Esperamos que o destino ofereça ao incensal um proprietário que o mereça.

    ResponderEliminar
  5. Antuérpia: como mostra o "dois dedos de conversa", no que a árvores diz respeito precisávamos mesmo de ser um pouco alemães. Mesmo em Sintra a influência de D. Fernando está a desvanecer-se rapidamente.

    ResponderEliminar