quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Demagogia Fotográfica, ou «Mostra-me o Caminho»





Numa expedição fotográfica de há dois dias em que voltámos a recolher imagens muito parecidas com algumas que aqui colocámos em Setembro, um de nós desabafou que tudo isto não passava de demagogia sob forma fotográfica – objectos escandalosamente fáceis e vulgares, resultado de um só clique displicente que, no entanto, enganavam os seus espectadores com o seu sempre eficaz e pasmante efeito – como o efeito, disse um de nós, de provas fotográficas da existência de Deus.

É um facto: em certos lugares bem escolhidos, em momentos bem delimitados e fugazes, verificada a proporção exacta de luz e de vapor e sendo-nos oferecido o ângulo de visão eleito, um clique irrefutável basta para lançar de joelhos os incréus. Ou, em qualquer caso, para obter ilustrações que se adequem à Mostra-me o Caminho e a outras publicações místicas.

5 comentários:

  1. PV, um post estimulante. Revelador de uma admirável recusa de autocomplacência, crítico do facilitismo em que preguiçosamente nos deixamos cair e do imediatismo que nos hipnotiza. Todavia, no caso concreto, em minha opinião, é «bene trovato» mas «non e vero» :))

    ResponderEliminar
  2. Bolas. Já não publico no meu blogue as minhas fotos das brumas campestres. ;o) JB

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, antuérpia, pelo comentário tão simpático como nutritivo para a nossa autocomplacência (já não nos bastava sermos demagógicos!)

    JB: esperamos sempre ver fotos em geral no teu blogue, mas sobretudo fotos de brumas campestres, que serão sempre as nossas favoritas entre todas as fotos. Até porque temos um grande fraco por publicações místicas.

    ResponderEliminar
  4. Não desvalorizem o vosso trabalho. Quanto mais não seja por estarem à hora certa, no local certo. Existem muitas fotos sintrenses, mas poucas são tão belas como as vossas. Espero um dia chegar ao vosso patamar. Continuem o bom trabalho. Um abraço. PS: as Evasões chegaram mais cedo que o previrto :)

    ResponderEliminar
  5. oh, ok, já que vocês insistem. ;o) JB

    ResponderEliminar