quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Montezuma em Monserrate


Por esta altura, quem descer a encosta relvada do Palácio de Monserrate vai poder ver, ao fundo, atrás da búnia-búnia e das palmeiras com que começa o vale do México, o espectro de uma árvore. Atrás de todas estas espécies muito sólidas há um belo esqueleto transparente, envolto no que parece ser uma nuvem penugenta dourada à luz de Fevereiro. É o Taxodium mucronatum de Monserrate, um taxódio-de-Montezuma, ou cipreste-de-Montezuma.

Nalgum sítio de que já não nos lembramos vimos uma fotografia deste taxódio coberto de folhas ruivo ardente. Assim, desde Outubro, namorámo-lo cheios de segundas intenções, esperando surpreendê-lo em pleno enrubescimento. Infelizmente, descurámos o namoro a partir de Janeiro. E assim, agora chegados, ficamos sem saber se em algum momento a árvore de Montezuma passou por aquele encarnado denso pelo qual aguardávamos, ou se se vai desvanecendo assim, aos poucos, mantendo sempre uns laivos de verde um pouco metálico.

Taxodium mucronatum de Monserrate em Outubro

Taxodium mucronatum de Monserrate em Fevereiro

Para uma visão do que poderia ter sido a sua cobertura espessa antes da queda, temos de olhar para o chão à volta. Entretanto, prometemos que não voltaremos a desleixar o namoro, e que descobriremos se esta árvore vai chegar a desnudar-se totalmente, e quando.


E agora para quem gosta de coscuvilhice social arbórea: esta árvore tem um primo dado a um outro tipo de enquadramento cenográfico, que vive uns quilómetros mais a norte e que também se gosta de exibir. Ambos estes taxódios, aliás, reclamam parentesco com o talvez maior e talvez mais antigo de todos os taxódios-de-Montezuma: um patriarca mexicano de 2000 anos – o quádruplo da idade, portanto, do próprio Montezuma – suportado num tronco impassível de 58 metros de diâmetro, a quem se pode pedir a bênção perto de Oaxaca, em Santa María del Tule.

Imagem Wikimedia, daqui (as pessoas da foto não são anãs)

3 comentários:

  1. Estão perdoados, atento este tempo medonho. Mas para o ano, é favor montarem, entre Dezembro e Fevereiro, uma tenda em Monserrate, para nos darem conta da evolução da cor da Taxodium mucronatum. Depois deste delicioso post e admiráveis fotos,cumpre não desapontar os leitores, não? ;)

    ResponderEliminar
  2. Essa árvore mexicana é espantosa!
    Será que alguma sequóia consegue ter um tronco com tal diâmetro?

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo perdão, antuérpia. A ideia da tenda é muito boa, no próximo ano não nos pode falhar! Esperamos não dar muito nas vistas, não vá o taxódio inibir-se.

    Helena: dá mesmo vontade de voar (ou nadar) até Oaxaca. Creio que as maiores sequóias podem ser bastante mais altas (este taxódio não chega aos 50m, essas sequóias passam os 100), mas os seus troncos ficam por metade deste. Moças altas e esguias, as sequóias; e os taxódios, uns brutamontes atarracados!

    ResponderEliminar