sábado, 12 de dezembro de 2009

Cogumelos atacam Monserrate


Exércitos de cogumelos, descidos dos céus, estão a apoderar-se de Monserrate. Avançam numa coluna ameaçadora, subindo a grande colina relvada para tomar o palácio e aí espetar a sua bandeira. Devem vir de vários planetas, porque não nos lembramos de ver tantos e tão diferentes cogumelos juntos há muito tempo – mas, também, há muito tempo que não vínhamos a Monserrate no Outono, nem nos aventurávamos pelos cantos mais virgens do parque. Aí, os caminhos menos percorridos estão cobertos de colónias de múltiplas nações e é quase impossível dar um passo sem pisar uma geração inteira de pequenas cabecinhas ameaçadoras.

A um de nós estes seres efémeros causam uma certa repugnância, não conseguindo sequer olhar para estes retratos sem algum nojo. Outro acha estas criaturas misteriosas e simpáticas. Apenas juntámos as vozes quando tropeçámos naquela massa castanha escura e realmente repelente, em diferentes estados de decomposição, que se mostra nas duas últimas fotografias. De algum modo, condizem com a magnólia morta em torno da qual cresceram; o seu fedor, que o leitor não pode, infelizmente, apreciar aqui, alargava-se por muitos metros e agoniava mesmo os mais estóicos.




2 comentários:

  1. a primeira imagem é linda, linda. mas um de nós, avisou: ah mas é uma praga! Que coisa absolutamente extraordinário: é o que nos espera para sábado? (esperemos que o S. Pedro seja nosso amiguinho!)

    ResponderEliminar
  2. Espera-nos isto e muito mais, uma multidão como nunca tinhamos visto. E contamos com São Pedro. Pelo menos, o Instituto de Metereologia diz-nos para contar...

    ResponderEliminar