sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Lagoa Azul: trouble in paradise


A beleza plácida e paradisíaca da Lagoa Azul – quando vazia dos inúmeros turistas ou simples curiosos, dos pares românticos ou ocasionais, dos aprendizes de vudu e do lixo que quase todos deixam – foi perturbada pelo recente mau tempo.


Dois grandes e belos pinheiros precipitaram-se no solo quando as terras empapadas em água se tornaram incapazes de os segurar. Um logo à entrada, naquela espécie de hall ou terreiro pouco paradisíaco e o outro, o tridente (com os seus três troncos que cresceram a partir da base e que os cozinheiros que se querem na moda apelidariam, provavelmente, de trilogia de pinus), na margem privilegiada, de frente para a Cruz Alta da Penha Longa.


Caídos, eles recordam-nos o que habitualmente gostamos de esquecer: não há paraísos imperturbáveis; o que, se calhar, apenas quer dizer que não há paraísos – a não ser, claro, os irremediavelmente perdidos. Mesmo que, à pequena escala e grande perfeição da Lagoa Azul da Serra de Sintra, quase acreditemos no contrário. Sobretudo agora que o som da cascata e dos múltiplos ribeiros e riachos ecoa pelas margens da lagoa – e que desaparecerá com o fim deste perturbado Inverno.

3 comentários:

  1. Se há cascatas, não há pinheiros e vice-versa... não há paraísos inalteráveis, como dizem. De qualquer modo, ainda há alguns (como vocês, queridos amigos, não se cansam de provar,) o que sempre é melhor do que não haver já refúgios de todo, como parece a quem se atenha demasiado nas notícias diárias.

    ResponderEliminar
  2. xii..a vírgula ficou antes do parêntesis!

    ResponderEliminar
  3. De facto, antuérpia, não é nada fácil ter tudo; mais ainda, ao mesmo tempo. Talvez o que haja de melhor nos paraísos seja a nossa capacidade (e desejo) de acreditarmos que são possíveis. Mesmo que brevemente, ou de forma circunscrita. Como tão bem chamas a atenção, a fragilidade da própria ideia é constatável na sua dificuldade em resistir ao confronto diário com a realidade.

    ResponderEliminar