quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Propósito de Infestantes (I)


Vendo erguerem-se as legiões de acácias nascidas nas encostas recém-cortadas da Tapada dos Bichos somos confrontados com os sentimentos ambivalentes que esta espécie – e também os pitósporos – nos podem provocar. Ambas ameaçam conquistar a Serra de Sintra e extinguir todas as outras espécies em seu redor. A avaliar pela evolução da Pena desde a Monografia, até mesmo esse parque fabuloso tenderá a transformar-se, se não for contrariado, num grande pitósporo-acacial.

E ainda assim, os cortes extensivos que a Parques de Sintra-Monte da Lua tem promovido – acreditemos que são o modo correcto de contradizer esta expansão – deram lugar a estepes desoladoras, no lugar da antiga exuberância selvagem, e tornaram-nos infelizes. Mesmo que seja plantada uma nova floresta e que a empresa gestora tenha a capacidade e a persistência de a fazer triunfar sobre acácias e pitósporos, serão necessárias décadas até esse triunfo ser desfrutável.

A nossa infelicidade é pessimista e egocêntrica: talvez confiemos pouco no sucesso da nova plantação, dada a tenacidade intensa e prolongada que vai exigir. E, ainda que esse sucesso aconteça, sabemos que daqui a cinquenta anos, mesmo que sobrevivos, será já demasiado tarde para gozar os seus folhosos resultados.

Assim, estamos hoje numa disposição amorosa no que respeita à temível Acacia melanoxylon, numa disposição de regresso aos tempos de D. Fernando, quando as acácias eram apenas belas e vigorosas árvores exóticas adequadas às encostas de Sintra. Quem não aprecia, por exemplo, este belo bosque de infestantes que acompanha os caminhantes entre o estacionamento dos Lagos e a cerca do Castelo, na parte oriental da Tapada dos Bichos?




2 comentários:

  1. Gostei do vosso perfil: dois sintrenses convictos.
    Depois de ler variados artigos pergunto-me se não deveriam acrescentar na informação de perfil 'e pouco informados' ou então, 'e desinformados'.
    Felizmente que alguma coisa ainda se safa neste blogue às moscas (as imagens), senão seria um tédio.

    Ass.:
    MG, sintrense convicto e informado

    ResponderEliminar
  2. Caro MG
    Gostámos que tenha gostado do nosso perfil e que tenha lido vários artigos. Também partilhamos a sua felicidade quanto a alguma coisa se safar. Naturalmente, o facto de ser informado é uma vantagem inestimável.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar