quarta-feira, 17 de março de 2010

As Magníficas Coníferas no Botânico

Imagem em Wikimedia Commons, aqui

Esta é uma boa notícia para todos aqueles que, como nós, se perdem na profusão de ciprestes, zimbros, tuias, abetos, cedros, pinheiros, teixos, criptomérias, espruces, sequóias, taxódios, tsugas, pseudo-tsugas e lárices de Sintra, nunca sabendo exactamente quem é quem.

Pois o Jardim Botânico de Lisboa oferece-se para nos apresentar as magníficas Coníferas, para que possamos passar a reconhecer cada uma delas quando nos cruzamos na rua, dirigindo-nos a todas pelo seu nome e talvez mesmo tratando-as por tu. O programa chama-se Laços de Família e pode ser consultado aqui. No próximo Domingo, dia 21, comemora-se o início da Primavera com a primeira sessão coníferica (às 10h em inglês, às 11.30h em português), com partida da entrada do jardim. A segunda sessão será na quarta ou domingo seguintes, seguindo-se, até Maio, as Euforbiácias, as Compostas, as Mirtáceas e as Moráceas. Ficaremos dotados de uma rede de relações fieis e incomparáveis que nos acompanharão até ao fim da vida, ou até mais tarde ainda.

6 comentários:

  1. Caiu um eucalipto centenário da Pena:

    http://beijodaterra.blogspot.com/2010/03/queda-de-eucalipto-centenario-na-pena.html

    António

    ResponderEliminar
  2. Já que falam em sequóias... sabem o porquê do nome do caminho da Quinta "das Sequóias", que vai do lado esquerdo da estrada que nos leva a Monserrante, até lá acima à estrada que nos leva aos Capuchos?

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, António, pela terrível notícia. E parabéns pelo retomar do Beijo, de que só agora nos apercebemos.

    Quanto à Quinta das Sequóias, pensamos que só pode ter origem nos vários exemplares de Sequoia sempervirens que se alinham ao longo do caminho, um pouco abaixo do edifício da quinta.

    ResponderEliminar
  4. "Sequóias sempervirens", já sei quais são,obrigada pela informação. Foram precisamente as árvores que mais me chamaram a atenção e me fizeram tirar-lhes fotografias, tentando um ângulo que melhor desse a percepção da sua altura! Já agora, na minha página www.myspace.com/sintra_roteirocultural estão essas fotografias e todas as outras da minha autoria.

    ResponderEliminar
  5. Visitámos as fotos das sempervirens. Pareceram-nos muito bem!

    ResponderEliminar