terça-feira, 30 de junho de 2009

Desmentido oficial


Quem disse que não havia jacarandás em Sintra? Aqui fica o desmentido dessa notícia falsa e a sua prova fotográfica. Os proprietários da Quinta da Penalva, em São Pedro, têm a gentileza de manter portões por onde se pode espreitar e entre cujas barras cabem objectivas digitais. E deixam estas flores tardias permanecer caídas sob a copa, depois das chuvas pesadas de domingo, formando um lago lilás.

7 comentários:

  1. Hum, alguém andou a colher flores roxas para as colocar todas juntas ali.

    ResponderEliminar
  2. ...ou é um tapete de flores artificiais chinesas que os proprietários estendem ali para embasbacar os passantes.

    ResponderEliminar
  3. Hoje de manhã, na rua de sentido único que separa as quintas do Espingardeiro e da Forca, desenbocando nas proximaidades da Natália, depaei-me uns jacarandás que treparam os muros, derramando cenograficamente as suas folhas sobre o caminho.

    António Lourenço

    ResponderEliminar
  4. Peço deculpa pela péssima redacção do comentário de ontem, redigido muito tarde, quando já começava a cair nos braços de Morfeu...

    Fica a correcção:

    Hoje de manhã, na rua de sentido único que separa as quintas do Espingardeiro e da Forca, desembocando nas proximidades da Natália, deparei-me com um jacarandá que trepou os muros, derramando cenograficamente as suas folhas sobre o caminho.

    ResponderEliminar
  5. Uma chamada de atenção oportuna, mesmo sem correcção! A ideia de Sintra como terra sem jacarandás está deitada por terra. Aqui parecem ser mais tardios, não é? Iremos rapidamente verificar esse espectáculo, antes que perca a cor.

    ResponderEliminar
  6. Hoje à tarde, passando novamente pelo local, abrandei e verifiquei que se tratava, afinal, de uma buganvília que trepara por uma árvore, talvez um plátano, cuja copa se debruçava sobre a estrada.
    Enfim, a botânica nunca foi o meu forte.
    Em todo o caso, é delicioso o efeito das brácteas derramadas sobre a estrada.
    Passei também, confesso-o, pela Penalva, de tal forma me impressionou a vossa «prova fotográfica», e constatei que as flores não seriam artificiais, pois, infelizmente, tinham já perdido a cor. Encantadora a janela do mirante, pastiche das da Sala dos Cisnes.

    ResponderEliminar
  7. També achamos que o mirante torna este pátio especial. Quanto ao jacarandá, fomos ontem procurá-lo e chegámos à mesma conclusão. Mas não deixa de fazer um efeito forte. Infelizmente, ontem não conseguimos boas fotos, ou já tinha sido objecto de nova mensagem...

    ResponderEliminar