segunda-feira, 13 de abril de 2009

Nova estrada para Santa Eufémia e uma estranha placa


Existe desde há poucas semanas uma nova estrada para Santa Eufémia. São cerca de 100 metros ligando ao terreiro da ermida o núcleo de edifícios semi-abandonados, pouco mais que centenários, que em tempos recentes foram pousada de juventude e actualmente albergam a GNR. A estrada substitui um caminho pedonal – bastante selvagem, desde que nos recordamos dele – ainda assinalado por placas indicando a direcção de Santa Eufémia.

A nova estrada para Santa Eufémia, em Janeiro e em Abril


A nova via implicou o corte de alguns metros quadrados do perímetro da tapada da Pena, cujo muro foi derrubado e reconstruído um pouco recuado. Parte dele é agora muro de suporte em betão. Trata-se, como se pode ver nas fotografias, de um perfil estreito, com valetas em cubos de granito e pavimento em betão. Os automóveis circulam em sentido único, descendo esta nova estrada e continuando pela antiga até à estrada de Santa Eufémia.


O estranho aqui é a placa informativa que identifica a obra e o seu financiador, o Programa Ambiente da UE. A placa salienta, a vermelho, o traçado do antigo caminho (e não o da nova estrada), descrevendo a obra como sendo a “recuperação do caminho de ligação”, a pavimentar “em calçada de cubos de granito”, o que não corresponde obviamente à obra executada.

Não temos a certeza de ser preferível, ou mais justificável, ter a recuperação do antigo caminho em cubos ou a nova estrada em betão, mas vamos questionar a
Parques de Sintra sobre este assunto e voltaremos à questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário