A Parques de Sintra - Monte da Lua, através do presidente do seu conselho de administração, António Lamas, foi célere, extensiva e muito clara na sua resposta às questões que colocámos sobre a ligação a Santa Eufémia. Aqui transcrevemos na íntegra o texto recebido, a que juntamos três das dez fotos que o acompanhavam (legenda nossa):
O caminho antigo para Santa Eufémia
A nova estrada para Santa Eufémia
O início da nova estrada para Santa Eufémia
Agradecendo a oportunidade de esclarecer a obra de recuperação do caminho de ligação entre Santa Eufémia e a Tapada do Shore, informo o seguinte:
- Este antigo caminho, situado entre a Tapada do Forjaz e o Parque da Pena, que foi calcetado, ligava pelo exterior do muro Sul do Parque da Pena dois dos seus portões: o de Santa Eufémia e o da Tapada do Shore junto à Pousada Azevedo Gomes, há muito entrada de serviço no Parque para quem vem de São Pedro. Esta ligação foi com o tempo perdendo interesse, pois o caminho, íngreme, degradou-se muito com enxurradas, que foram arrastando o saibro e as pedras da calçada, e tornou-se intransitável.
- Para conforto e segurança dos visitantes criou-se um estacionamento calcetado junto ao portão da Tapada do Shore, que passou a ser o acesso de serviço ao Parque e Palácio da Pena. Esta decisão e a recente ocupação da Pousada Azevedo Gomes pela GNR, para além do acesso ao arquivo da ex-Direcção Geral de Florestas, implicaram um aumento de tráfego de dois sentidos na estreita ligação entre a rampa de Santa Eufémia e o largo da Pousada, o qual não permite o cruzamento de veículos.
- Com a recuperação do caminho de ligação entre Santa Eufémia e a Tapada do Shore, o acesso ao largo da Pousada (portão de serviço da PSML, GNR e arquivo) passou a poder ser feito, em condições de segurança, pelo Alto de Santa Eufémia, com saída para a rampa de Santa Eufémia, criando-se um anel de sentido único. Não foi criado nenhum novo acesso à ermida. A sinalização de tráfego foi acordada com a GNR.
- A directriz adoptada foi ajustada o mais possível ao traçado existente, excepto na zona de chegada ao portão e Pousada, onde houve necessidade de aumentar o largo, recuando o muro da Pena para permitir a entrada no portão. Os muros foram recuperados utilizando a técnica tradicional (pedra de granito irregular e argamassas de cal), à semelhança do que também tem sido prática em todas as propriedades geridas pela PSML, exceptuando-se a parte de muro recuado que tem função estrutural de suporte do caminho, executada em betão armado, a bujardar.
- Na recuperação dos principais caminhos nos Parques da Pena e de Monserrate que a PSML vem efectuando desde 2007 (até final de 2008 foram recuperados cerca de 5km), tem sido utilizada a calçada de cubos de granito, como na Calçada da Pena. Esta era também a solução pretendida para a recuperação do caminho em causa, descrita no painel explicativo da obra, mas tal não foi possível por questões de aderência dada a sua grande inclinação. A solução encontrada seguiu a preconizada na rampa de Santa Eufémia, com a utilização de betão estriado em detrimento de alternativas em asfalto, mais agressivas do ponto de vista ambiental e estético.
- O largo de Santa Eufémia foi também beneficiado com reparação do pavimento em saibro. A segurança deste espaço, que era reconhecidamente “mal frequentado”, ficou também melhorada com a passagem das viaturas de serviço da PSML e, em especial, da GNR.
Para melhor ilustração da recuperação em causa junto envio imagens do antes e depois.
Com os melhores cumprimentos,
António Lamas
Presidente do Conselho de Administração
Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.
Parque de Monserrate, 2710-405 Sintra
Tel: + 351 21 923 73 00
Fax: + 351 21 923 73 50
Sem comentários:
Enviar um comentário