domingo, 7 de junho de 2009

A descoberta do Castanhal da Rainha


Descobrimos o Castanhal da Rainha na manhã de ontem. Tínhamos sabido da sua existência e conhecido o seu nome na Monografia – que era uma das pouco numerosas manchas de castanheiros das tapadas públicas, já há meio século feita de exemplares «velhos, elevados e de belo porte (...), um aspecto arbóreo que é dos mais estimáveis em pleno estio». Deve ter ficado moderadamente abandonado nas décadas seguintes e terá sido limpo há uns dois anos. Apesar de se situar tão à mão, encostado à estrada, entre as entradas do Castelo e da Pena, na Tapada do Inhaca (já aqui falámos do castanheiro infantil que aqui cresce), o castanhal do outro lado do muro não parecia ter interesse que merecesse deambulação prioritária. Ontem deu-se um acaso propício, entrámos e percebemos, ao avançar alguns metros para lá do silvado que recomeça a levantar-se, que estávamos enganados.

Após alguns dias de calor do deserto, as chuvadas fortes soltaram o cheiro mais intenso que a serra tem para oferecer. E como a folhagem está madura e não se vê ainda ponta da secura amarelada dos verões tardios, não há senão cor verde no chão e no céu. Para nós, entre todas as gradações de carácter que se encontra nos parques, o favorito é este desleixo suave, de bosque velho que não é visitado, mas não tão inóspito que nele não nos deixe entrar. E assim, enquanto um novo aguaceiro não nos afugentou, descobrimos o Castanhal da Rainha.



4 comentários:

  1. A última fotografia, em particular, ilustra bem as palavras de Tom Jobim:"Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz".

    ResponderEliminar
  2. Escolhemos a primeira imagem porque a achámos dramática e estranha, mas concordamos que a última é a floresta perfeita.

    ResponderEliminar