quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As traseiras do Património Mundial


Nas traseiras de Sintra Património Mundial, mas de frente para a Serra, eis o Estádio de Sintra (e respectivas imediações). Situado no bairro da Portela, plenamente inserido na sua malha urbana e na zona tampão da área classificada pela UNESCO, é a sede do Sport União Sintrense, alberga a Universidade para a Terceira Idade, para além de ser usado como parque de estacionamento de veículos vários e como depósito de sucata e de entulhos diversos. Consegue a façanha de ser, simultaneamente, um caso de absoluto desleixo, de gritante mau gosto e de total demissão das autoridades municipais do planeamento e gestão do espaço público. Um sério candidato, na nossa opinião, à classificação de Lixo Mundial não se desse o caso de concorrer de forma desleal com áreas efectivamente pobres e destituídas de meios, humanos e materiais, do chamado Terceiro Mundo.

4 comentários:

  1. Apesar de uma tal visão não ser nova para nós continuamos a ter a mesmíssima reacção. É difícil alguém habituar-se ao ponto de ficar indiferente.

    ResponderEliminar
  2. Não estamos classificados como país de terceiro mundo, mas agimos como se isso nos fosse indiferente. Farta, também.

    ResponderEliminar
  3. Nem mais. E o pior é que não parece que fosse muito difícil, nem muito caro, fazer as coisas um bocadinho mais bem feitas.

    ResponderEliminar