sábado, 11 de abril de 2009

Mais "podas"

Dois pares de imagens para reforço da última mensagem, a primeira de cada par extraída do livemaps, a segunda tirada há poucos dias. O primeiro par em espaço público, no adro da Igreja de Santa Maria, o segundo em espaço privado, perto do Largo do Morais, no início da rua D. João de Castro:

Plátanos frondosos no adro da igreja de Santa Maria...

...cotos desgraçados de plátanos no adro da Igreja de Santa Maria.



Choupo vistoso numa casa particular perto do Largo do Morais...

...restos miseráveis de choupo na casa particular perto do Largo do Morais.

5 comentários:

  1. estreia no comentário, para notar que, justamente, ontem, dei uma voltinha por um Portugal desconhecido para mim e também fiquei desvastadamente impressionada por, em cada vila e cidade, me deparar com estas selvajarias. Verdade seja dita que, até me explicarem, limitava a desgostar-me de ver as árvores naqueles preparos, mas estava convencida da necessidade da poda. E provavelmente é o que a maior parte das pessoas pensa, a começar pelos pseudo-jardineiros que se dedicam à barbárie ... Depois de uma semana pelos jardins e ruas londrinas, chega-se a Portugal e ele há coisas absolutamente incompreensíveis ... Beijos

    ResponderEliminar
  2. É verdade querida Io. Este tema vais ser recorrente, porque, se estas podas criminosas são sempre incompreensível, são-no especialmente numa vila como Sintra. Totalmente anti-sintrianos, estes cotos desolados.

    ResponderEliminar
  3. É de uma crueldade enorme sujeitar as árvores a este stress. A Liga dos Amigos do Jardim Botânico tem vindo a denunciar casos semelhantes, bem no centro da capital portuguesa. Damos o lamentável exemplo das "podas" que destruiram as copas centenárias de dois lodãos nos jardins do Palácio do Barão de Quintela ao Chiado. Há um trabalho enorme de educação a fazer no nosso país. estas deníncias são um primeiro passo no aumento dessa cultura científica ainda tão em falta por terras lusas.

    ResponderEliminar
  4. O Choupo particular que já foi lindo e que já tinha voltado a rebenter levou novo corte :(
    AM

    ResponderEliminar
  5. Acabámos de verificar e de nos zangar com o novo corte. Pergunta-se: porque não o cortam pela base do tronco, de vez?

    ResponderEliminar