quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Capitão Ahab, precisa-se



Duas horrendas baleias brancas estão a assombrar a Serra de Sintra: uma anda pelo jardim do portão principal da Pena, levantando a sua bossa acima do muro e desfigurando a paz das manhãs de Outono. Outra invadiu um outrora tranquilo terreiro junto do Castelo dos Mouros, quebrando o encanto dos caminhos e amedrontando os passantes desprevenidos. Suspeita-se que estes monstros pretendem, com a crueldade que lhes é própria, apoiar visitantes que necessitem refresco ou entretenimento - porque há quem entenda que os Parques não entretêm o suficiente e que os visitantes são excessivamente irrequietos e concentram-se com dificuldade.

Na verdade, estas baleias evocadoras de tendas de copo-d´água poluem as belas visões da Serra e arreliam sem necessidade os amantes de Sintra: «tudo o que enlouquece e que atormenta, tudo o que agita o fundo turvo das coisas, toda a verdade contendo uma dose de malícia, tudo o que desorganiza os nervos e confunde o cérebro, tudo o que existe de demoníaco na vida e no pensamento, todo o mal em suma» (Herman Melville, Moby Dick, trad. Alfredo Margarido e Daniel Gonçalves, Relógio d´Água 2005, p.219).

Aqui fica por isso um apelo desesperado: não era tão bom que um perseguidor de baleias tão furioso como o Capitão Ahab, mas mais bem sucedido do que o da história terrível, arpoasse impiedosamente estas Moby Dick e restituísse a serenidade a estes lugares?

9 comentários:

  1. Nem falemos em tendas de copo-de-água, não vá alguém lembrar-se de converter a Pena em Parque de Aclimação Nupcial. You never know...

    ResponderEliminar
  2. Na tenda contígua ao muro da Pena funciona, há um tempo, a cafetaria, agora explorada pela Parques de Sintra. No dia 5 de Outubro, com um nevoeiro intenso daqueles que fazem perder o fôlego a quem contempla tanta beleza, lá bebi um café, com copo e colher de plástico (um euro), ao som da música de um rádio sintonizado num qualquer posto comercial que não identifiquei.
    emília reis

    ResponderEliminar
  3. António: é verdade, alguém pode ainda levar esta coisa dos casamentos a sério. Sempre seriam umas belas receitas adicionais, com as quais se poderiam montar muitas mais tendas!
    Emília: na tenda da Pena já nos tinha parecido que estava uma cafetaria, mas não nos aproximámos dela. Pelos vistos o serviço está de acordo com o valor estético da ideia. Já na tenda do Castelo - que também evitamos - parece que se brinca à arqueologia, na lógica de criar "pontos de atracção" para os visitantes.

    ResponderEliminar
  4. Qu'ideiazinha tão funesta! Falo(ou escrevo) dos pavilhões de plástico branco que não de mais este excelente post que tão bem ironiza e entrelaça o Melville.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Io. É de facto uma feia ideia. Entretanto, vamos espetando umas agulhas vodu na imagem da tenda a ver se desinsufla.

    ResponderEliminar
  6. querem acabar com as baleias? logo uma espécie em extinção!? vou chamar a greenpeace...

    miss sardine

    ResponderEliminar
  7. Querida miss, infelizmente não são só as baleias. As sardinhas também não estão a salvo.

    ResponderEliminar